Se você procura um Médico Psiquiatra na Barra da Tijuca veio ao lugar certo. Utilize nosso filtro de busca para localizar o Médico Psiquiatra mais próximo a sua residência ou trabalho. Não deixe de recomendar os médicos que você indicaria.

O quê é Psiquiatria ?

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer “arte de curar a alma”.

O Psiquiatra é o Médico especialista na ciência que se dedica ao estudo e ao tratamento das doenças mentais. É a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de doenças, transtornos e/ou sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.

A meta principal do Médico Psiquiatra é buscar o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico do paciente. Para isso, é necessária uma avaliação completa do paciente, com perspectivas biológica, psicológica e de ordem cultural, entre outras afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado com medicamentos ou terapêuticas diversas, como a psicoterapia. 

A Avaliação:

A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.

Osmedico na barra da tijuca medicamentos utilizados pelo Psiquiatra na Barra da Tijuca são parte importante do arsenal terapêutico, o que é único na Psiquiatria, assim como procedimentos mais raramente utilizados, muito já criticados na história do movimento psiquiátrico. A psicoterapia também faz parte do arsenal terapêutico do psiquiatra. A ferramenta da psicoterapia é sempre útil para as entrevistas diagnósticas e orientações; para praticá-la o psiquiatra deve fazer a formação complementar. Os serviços psiquiátricos podem fornecer atendimento de forma ambulatorial ou em internamento. Em casos de sofrimento grave do paciente e risco para si e para os outros que o cercam, a indicação de internação pode até ocorrer de forma involuntária. Tanto a clínica quanto a pesquisa em psiquiatria são realizadas de forma interdisciplinar.

Qual é a diferença entre Psiquiatra e Psicólogo ?

A primeira diferença é que o psiquiatra é formado em Medicina e o psicólogo formado em Psicologia. Ou seja, psiquiatra e psicólogo são profissionais que têm formações diferentes e são especialidades completamente distintas.

Para se tornar um psiquiatra, o médico deve, primeiro, fazer graduação em medicina e depois fazer uma residência em Psiquiatria.  Ou seja, para começar exercer sua clínica, deve concluir o curso de Medicina e especializar-se no estudo e tratamento dos transtornos mentais. O tempo mínimo de duração do período de estudo de um Psiquiatra é de 07 anos.

Psiquiatra na Barra da Tijuca.

 
 
 
© 2015 Registro de Médicos - Todos os direitos reservados