Psicologia na Barra da Tijuca ou bairros adjacentes.

Apesar de não ser uma especialidade médica, o Registro de Médicos disponibiliza uma lista de Psicólogos na Barra da Tijuca e outros bairros para sua comodidade.

A Psicologia é a disciplina acadêmica e aplicada que envolve o estudo científico do comportamento e das funções da mente. Ela estuda o comportamento do ser humano por meio da análise de suas emoções, seus valores e suas ideias. A psicologia tem como objetivo a compreensão de indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos.

A função dos psicológos é tentar compreender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, estudando também os processos biológicos e fisiológicos que acompanham os comportamentos e as funções cognitivas.

Os psicólogos lidam com conceitos como inteligência, emoção, atenção, percepção, motivação, cognição, funcionamento do cérebro humano, o inconsciente e relacionamentos interpessoais.

O conhecimento psicológico é usado como método de avaliação e tratamento das psicopatologias e à compreensão e resolução de problemas do comportamento humano. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e distúrbios de personalidade.

A psicologia observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Esse profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo, do ponto de vista psicológico, para a recuperação da saúde das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão. O licenciado atua, em geral, no desenvolvimento de metodologias pedagógicas com os professores dos ensinos básico e médio, cursos profissionalizantes e técnicos. Pode trabalhar também na elaboração de estratégias psicossociais para ONGs, abrigos comunitários e centros socioeducativos.

A grande maioria dos Psicólogos na Barra da Tijuca pratica algum tipo de papel terapêutico, seja na psicologia clínica ou no aconselhamento psicológico.

Além dos campos terapêutico e acadêmico, a psicologia aplicada é empregada em outras áreas relacionadas ao comportamento humano, tais como :  psicologia do trabalho, psicologia educacional, psicologia esportiva, psicologia jurídica, psicologia social, psicologia clínica, psicologia hospitalar, entre outras áreas.

O comportamento e os processos mentais humanos são gerados e influenciados por três grupos de fatores :

Fatores biológicos – Características como a predisposição genética que determinam o desenvolvimento do sistema nervoso em particular e do corpo humano.

Fatores psicológicos – Características como reações emocionais, fobias, processos cognitivos, interpretação das percepções e expectativas.

Fatores socioculturais – Características como como a influência do círculo familiar e dos amigos no comportamento da pessoa e expectativas da sociedade.

Para ser capaz de ver o ser humano sob distintos aspectos a psicologia se vê na necessidade de complementar seu conhecimento com o saber de outras ciências e áreas do conhecimento. Assim, na parte da pesquisa teórica, a psicologia está em constante contato com a biologia, a neurologia e às neurociências (ligadas aos fatores biológicos) e à antropologia, à sociologia, à etnologia, à história, à arqueologia, à filosofia, à teologia e muitas outras ciências ligadas aos fatores socioculturais.

O psicólogo, de acordo com a área de trabalho, trabalha em equipes com os mais diferentes grupos profissionais : assistentes sociais, médicos, pedagogos, fonoaudiólogos, etc.

Vejamos alguns setores da Psicologia na Barra da Tijuca :

Psicologia clínica : Atua em diferentes áreas da psicologia, entre elas estão  : psicodiagnóstico, transtornos mentais, psicologia da reabilitação e psicoterapia.

Psicologia esportiva : Orienta atletas e e os prepara emocionalmente para atividades esportivas e competições. Ajuda a promover a harmonia entre os membros de equipes.

Psicologia educacional : Ajuda professores, alunos e pais a solucionar problemas de aprendizagem. Colabora na elaboração de programas educacionais em escolas.

Psicologia do trânsito : Realiza avaliação psicológica em motoristas e desenvolve ações educativas com pedestres e condutores infratores.

Psicologia social – Atua em centros de atendimento a crianças e adolescentes, penitenciárias e asilos . Elabora pesquisas sobre a saúde mental da população.

Psicologia do trabalho – Seleciona funcionários para empresas. Promove relações sociais saudáveis e dinâmicas de grupo com quem trabalha nas empresas.

– Psicologia jurídica – Acompanha processos de adoção, de violência contra menores e de guarda de filhos.

Psicologia hospitalar : Atende pacientes hospitalizados e seus familiares.

fonte: wiki, Conselho, Elaine Viola

 
 
 
© 2015 Registro de Médicos - Todos os direitos reservados