Dra Luíza Matos
Dra Luíza Matos
Infectologista

Clínica Médica

CRM DF : 11299
RQE: 8156 – Clínica Médica
RQE: 11275 – Infectologia

CLIQUE NOS ÍCONES PARA FAZER CONTATO

HPV

O que é ?

HPV é um vírus que infecta a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus.

O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar lesões em diferentes partes do corpo.

O HPV é um vírus transmitido, em geral, pelo contato de pele com a pele, e o modo mais comum de transmissão é por meio do ato sexual.

Por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível. Mais raramente, pode também ser transmitido por objetos.

No primeiro contato sexual 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus.

Em geral é sabido que entre 80 e 90% da população já entrou em contato com o vírus em algum momento da vida, mesmo que não tenha desenvolvido lesão.

Mas é importante lembrar que mais de 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, sem ter manifestações clínicas.

Causas

O HPV é um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível, até porque 98% das transmissões ocorrem através do contato sexual.

Mas diferente das outras DSTs, não é preciso haver troca de fluídos para que a transmissão ocorra: só o contato do pênis com a vagina, por exemplo, já ocasiona a transmissão do vírus.

O uso da camisinha é uma proteção importante para evitar a transmissão do HPV e não deve ser esquecida mesmo durante o sexo anal ou sexo oral.

A camisinha feminina é uma boa aliada, pois ela permite um contato menor ainda entre a pele dos parceiros.

Outras formas de transmissão, muito mais raras, são pelo contato com verrugas de pele, compartilhamento de roupas íntimas ou toalhas e, por fim, a transmissão vertical, ou seja, da mãe para o feto, que pode ocorrer durante o parto.

O vírus pode ser transmitido mesmo quando a pessoa não percebe ter os sintomas.

Outro ponto sobre o HPV é que apesar de os sintomas normalmente se manifestarem após entre dois e oito meses da infecção, ele pode ficar encubado, ou seja, presente no organismo, mas sem se manifestar, por até 20 anos.

Por isso é praticamente impossível saber quando ou como a pessoa foi infectada pelo HPV.

Galeria de Fotos

Escute meus podcasts no Café com Médico no Spotify

Texto.

Localização

Endereço : SHLS 716 – Bloco F – Sala 106 – Edifício Centro Médico de Brasília
Localidade : Asa Sul – Brasília – DF
Telefones : (61) 3345-8447 / (61) 98592-4635

Dra Luíza Matos

CRM DF : 11299

Infectologista
Clínica Médica

Endereço : SHLS 716 – Bloco F – Sala 106 – Edifício Centro Médico de Brasília

Localidade : Asa Sul – Brasília – DF

Telefones : (61) 3345-8447 / (61) 98592-4635