Dra Jacqueline Renault Medicina Esportiva na Barra da Tijuca

CRM : 52.50620-6

Currículo :

– Médica formada em 1988 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

– Título de Especialista em Homeopatia 1998 – Grupo de Estudos Homeopáticos Samuel Hahnemann

– Título de Especialista em Homeopatia 1991 – Sociedade de Homeopatia do Estado do Rio de Janeiro

– Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia 2003 – 2005

– Membro da Sociedade de Medicina Biomolecular do Estado do Rio de Janeiro

– Membro do Capítulo Brasileiro de Medicina e Cirurgia Estética

– Membro da Associação Brasileira de Medicina Ortomolecular (AMBO)

– Membro da Acam – American College for Advancement in Medicine

– Membro da A4 – American Academy of Anti-Aging Medicine

– Pós Graduação em Medicina do Esporte
– Mestrando em Medicina do Esporte e Saúde

Endereço : Avenida Ayrton Senna, 3.000 – Edifício Itanhangá – Sala 3055 – Shopping Via Parque (Via Parque Comfort Working)

Bairro : Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

Telefones : (21) 3181-2526 / (21) 3988-0038 / (21) 99769-3361

Site : www.jacquelinerenault.com.br

Medicina Desportiva

É uma especialidade da medicina que investe no bem estar por meio de exercícios físicos. O esporte é um meio eficaz que reage positivamente no corpo de qualquer pessoa, sem restrição de idade, porte físico, ou até mesmo de pessoas que nunca tenham feito exercícios.

Entretanto o apoio desse profissional é fundamental para a obtenção dos benefícios. Valoriza a atividade no desempenho físico de atletas, o cuidado com o corpo em geral, e atua diretamente na prevenção de doenças. O objetivo é melhorar a qualidade de vida , a inclusão e orientação de exercícios adequados para pacientes em fase de reabilitação, na relação do atleta com o seu esporte, reduzindo as chances de complicações e, sobretudo, na prevenção de outras doenças crônicas.

A atividade física, sendo bem indicada, trás benefícios para desenvolver a resistência; estimular a regeneração de células do organismo; renovar neurônios e melhorar índices de frequência cardíaca e pressão arterial, fazendo com que a pessoa fique ainda mais disposta em seu dia a dia.

Muitas especialidades estão envolvidas na medicina desportivas, tais como : Cardiologia, Endocrinologia, Angiologia, Ortopedia, etc., além de profissionais de saúde como: Educador Físico, Nutricionista e Fisioterapeuta, que dão suporte na especialidade.

O médico ligado à medicina desportiva precisa estar apto para investigar a ação da doença no corpo, e, a partir do diagnóstico, indicar um exercício específico que vai trabalhar as habilidades necessárias de forma saudável, exigindo unicamente o esforço físico. São necessários varios exames , dentre os mais comuns são os laboratoriais, eletrocardiograma, teste ergoespirométrico, avaliação de aptidão física e avaliação nutricional.

Nutriendocrinologia Funcional

Pós-graduação reconhecida pelo MEC, que estuda a ação dos alimentos e o uso de hormônios isomoleculares (bioidênticos) no envelhecimento saudável.

Obesidade

A obesidade e suas consequências são os maiores problemas de saúde da atualidade e atinge indivíduos de todas as classes sociais.
São diversas as causas da obesidade, porém, o que muitos não sabem é que o stress é um importante fator desencadeante.
Obesos atingidos pelo estresse têm características muito próprias, tendem a estar deprimidos, com sensação freqüente de desamparo, de desesperança, e têm fome à noite ou na madrugada. Normalmente essas pessoas se deixam engordar por não saberem administrar suas questões emocionais.
Pessoas sob estresse, que estão sempre sob pressão emocional, terminam modificando o padrão de secreção do hormônio chamado cortisol, que aumenta a fome e o acúmulo de gordura na região central do corpo.
O cortisol dificulta a queima de glicose, aumentando sua concentração no sangue e quando o organismo identifica esse aumento, o pâncreas passa a produzir mais insulina e essa glicose passa a se transformar em gordura.
Na época das cavernas, o homem sob a ação de situações de estresse, gerava reações que requeriam grandes gastos energéticos, como fugir ou lutar, contribuindo para manutenção de um corpo magro. Atualmente essas ações não mais constituem formas de aliviar o estresse, com exceção daqueles que fazem atividade física regularmente.
A Ortomolecular e a nutriendocrinologia estão fundamentadas em 3 pilares: reeducação alimentar, exercícios físicos regulares e medicações específicas.