Informações do médico
Currículo :
– Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – RJ
– Graduação em Medicina Pela UERJ
– Residência em Urologia pelo Hospital Geral de Ipanema
– Fellow em Laparoscopia e Cirurgia Robótica pel Cleveland Clinic Foundation
– Membro da CAU (Confederação Americana de Urologia)
– Membro da AUA (American Urological Association)
– Membro da EAU (European Urologic Association)
– Membro da Associação Mundial de Endourologia
– Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica
Dr Lessandro Curcio
O Dr Lessandro Curcio nasceu no Rio de Janeiro em 1975.
Cursou a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de 1994 a 1999.
Passou em segundo lugar no antigo concurso da FESP e escolheu o Hospital Lourenço Jorge como sua primeira residência médica de Cirurgia Geral, onde ficou de 2000 a 2002, tendo lá adquirido o gosto pela cirurgia laparoscópica.
De 2002 a 2005 , cursou a residência de urologia no Hospital Federal de Ipanema (após ter passado em primeiro lugar), tendo se focado mais no tratamento de cálculo e do câncer urológico (próstata e rim) por técnicas minimamente Invasiva.
Cirurgia Robótica
Grandes avanços foram notados no mundo cirúrgico, a partir da década de 80. A cirurgia laparoscópica se difundiu largamente pelo mundo, derrubando paradigmas, já que grandes procedimentos, antes realizados com grandes incisões, começaram a ser realizados com mínimo trauma cirúrgico ao paciente, trazendo consigo vários benefícios , tais como : menor tempo de convalescença, menor taxa de sangramento, retorno mais rápido as funções habituais, alta hospitalar precoce, melhor aspecto estético, dentre outros.
A partir dos anos 2000, outro paradigma cirúrgico foi derrubado, as cirurgias começaram a ser feitas com auxílio de um robô.
O sistema robótico Da Vinci foi desenvolvido pela empresa Intuitive Surgical e aprovado em 2000 pelo FDA , desde então, ganhou imensa popularidade pelo mundo.
As maiores indicações são para cirurgias urológicas (prostatectomia radical, nefrectomia parcial), ginecológica (histerectomia , abordagem de endometriose), cirurgias cardíacas e maxilo-faciais.
O robô Da Vinci traz como vantagens :
1- Visão 3 D – Dando , dessa maneira uma sensação de profundidade muito útil, principalmente em cirurgias pélvicas.
2- Mais de 7 movimentos nos braços robóticos – Tornando suturas , antes muito difíceis e trabalhosas , uma ação corriqueira.
3- Ausência de tremor – Permitindo uma maior precisão nos movimentos cirúrgicos.
4- Conforto do cirurgião – O médico opera sentado , com ergonomia excelente.
No campo urológico, a principal indicação é a Prostatectomia radical robótica , onde a preservação da continência e principalmente da potencia trazem grandes benefícios ao paciente.
Em relação a taxa de cura, poucos estudos mostram superioridade em relação a cirurgia aberta ou laparoscópica.
Outras excelentes aplicações para a cirurgia robótica são : nefrectomia parcial (onde apenas o tumor renal é retirado , preservando o rim), pieloplastia (reconstrução de um tipo de obstrução congênita do rim) , nefrectomia radical (retirada total do rim por tumor) , nefroureterectomia radical (retirada do rim e do ureter , para tumor de pelve ou de ureter), dentre outras.
O Dr Lessandro, após realizar mais de 1000 casos de cirurgias por laparoscopia , vem se especializando cada vez mais em cirurgia robótica principalmente para o tratatamento de tumores do trato gênito-urinário e do aparelho reprodutor masculino.
A cirurgia robótica é feita em 80% dos casos de câncer de próstata nos EUA e já provou que apresenta melhores benefícios em termos de recuperação , menor taxa de sangramento , melhor taxa de potência e de continência . No Rio de Janeiro, já podemos realizar o procedimento em 4 hospitais , com custos extremamente aceitáveis.
No final do seu terceiro ano de residência , foi fazer um curso de especialização na Cleveland Clinic Foundation , acompanhando o ícone da cirurgia laparoscópica e robótica , Dr Indebir Gill, em seus procedimentos.
Voltando ao Brasil , se uniu com mais dois staffs do Hospital de Ipanema e começou a por em prática o que viu no exterior. De 2007 até 2014, já operou e ajudou mais de 300 cirurgias de prostatectomia radical laparoscópica, mais de 100 nefrectomias total e parcial , pieloplastias, ureterolitotomia, dentre outras cirurgias.
Hoje, é o urologista responsável pelas Clínicas Rio Laranjeiras , Bambina e Bela Lopes, onde opera, em média, de 7 a 10 casos de cálculo renal (por laser) e ureteral por semana. É membro das Sociedades Brasileira de Urologia (SBU), Associação Americana de Urologia (AUA), Sociedade Europeia de Urologia (EAU) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica (SOBRACIL).
Galeria de Fotos
Localização
Endereço : Avenida Ayrton Senna, 1850 – Sala 428 – Shopping Barra Plaza
Bairro : Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Telefones : (21) 2430-3479 / (21) 2430-3480 / (21) 96465-8022
Dr Lessandro Curcio Gonçalves