Dr João Pedro Locatelli Cezar
Dr João Pedro Locatelli CezarDeficiência g6pd Campinas
Hematologista Pediátrico
CRM 38632
RQE Pediatra 37199
RQE Hematologista Pediátrico 37202

CLIQUE NOS ÍCONES PARA FAZER CONTATO

COMPARTILHE

Informações do médico

– Faculdade de Medicina Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;

– Residência Médica em Pediatria Hospital de Clínicas de Porto Alegre;

– Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia Pediátrica Hospital de Clínicas de Porto Alegre;

– Mestrado em Saúde da criança e do adolescente Universidade Federal do Rio Grande do Sul com foco em Hematologia Pediátrica.

Galeria de Fotos

Escute meus podcasts no Café com Médico no Spotify

Texto.

Dr João Pedro Locatelli Cezar Deficiência g6pd Campinas

Dr João Pedro Locatelli Cezar

Hematologista Pediátrico

CRM 38632
RQE Pediatra 37199
RQE Hematologista Pediátrico 37202

Currículo

– Faculdade de medicina pontifícia universidade católica do rio grande do sul
– Residência médica em pediatria hospital de clínicas de porto alegre
– Residência médica em hematologia e hemoterapia pediátrica hospital de clínicas de porto alegre

– Mestrado em saúde da criança e do adolescente universidade federal do rio grande do sul com foco em Hematologia Pediátrica

Telefone: (51) 3407 6597
Celular: (51) 99225 0368
Whatsapp: (51) 99225 0368

Site: www.joaopedrolc.com
Instagram: @joaopedrohematoped

Deficiência de G6PD

A deficiência de G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase) é uma condição genética que afeta principalmente os glóbulos vermelhos do sangue. Essa deficiência ocorre quando o corpo não produz ou produz uma quantidade insuficiente da enzima G6PD, que é responsável por proteger os glóbulos vermelhos do sangue contra danos oxidativos.

A deficiência de G6PD pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo anemia hemolítica, icterícia, danos nos órgãos e até mesmo a morte em casos graves. Os sintomas podem variar de leves a graves e podem incluir fadiga, palidez, falta de ar, urina escura e dor abdominal.

A deficiência de G6PD é mais comum em homens do que em mulheres e é mais prevalente em algumas populações étnicas, incluindo pessoas de ascendência africana, mediterrânea e do sudeste asiático. A condição é geralmente herdada de um dos pais e é mais comum em países em desenvolvimento, onde as pessoas têm maior probabilidade de serem expostas a infecções, alimentos e medicamentos que podem desencadear a anemia hemolítica em pessoas com deficiência de G6PD.

Não há cura para a deficiência de G6PD, mas a condição pode ser gerenciada com o tratamento adequado. Isso pode incluir evitar alimentos e medicamentos que possam desencadear a anemia hemolítica, receber transfusões de sangue em casos graves e tomar medidas preventivas para evitar infecções.

Se você acha que pode ter deficiência de G6PD ou conhece alguém com essa condição, é importante conversar com um médico para obter orientação e tratamento adequados.