Dr João Brunelli
Dr João BrunelliSindrome túnel do carpo em Porto Alegre
Ortopedista Mão
CRM 41435
RQE 36133 Ortopedia
RQE 38659 Cirurgia da Mão

CLIQUE NOS ÍCONES PARA FAZER CONTATO

Informações do médico

Dr. João Brunelli é médico formado em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen). Após concluir a especialização em São Paulo, retornou a sua cidade natal e passou a integrar o grupo de Cirurgia da Mão e Microcirurgia do Instituto da Mão, atuando em diversos centros como a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o Hospital Moinhos de Vento, o Hospital Dom João Becker (Gravataí) e o Hospital Mãe de Deus, entre outros.

Galeria de Fotos

Escute meus podcasts no Café com Médico no Spotify

Sed mi lacus, viverra sed augue et, finibus condimentum nisi. Praesent tellus urna, euismod sit amet lectus vitae, congue lucuts magna.

Localização

Rua Gomes Jardim, 201 – Sala 708 – Icons – Medplex Santana – Torre Norte

Cidade: Porto Alegre – RS

Dr João Brunelli Sindrome túnel do carpo em Porto Alegre

Dr João Brunelli

Ortopedista Mão

CRM 41435
RQE 36133 Ortopedia
RQE 38659 Cirurgia da Mão

Celular: (51) 99121 6108
Whastapp: (51) 99121 6108
Endereço: Rua Gomes Jardim, 201 – Sala 708 – Icons – Medplex Santana – Torre Norte

Site: www.brunellimao.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/brunelli.joao/

Túnel do Carpo e outras Síndromes Compressivas

 

Síndromes compressivas são patologias dos nervos periféricos causadas pela interrupção do fluxo sanguíneo que permite a correta irrigação e oxigenação do nervo, gerando sintomas de fraqueza, dor, queimação, formigamento, perda do tato, entre outras. Grande parte das vezes, essa interrupção é causada por que o nervo passa a ser apertado pelas estruturas vizinhas, que pode ser um músculo, um tendão, um ligamento, um osso ou até mesmo alguma outra patologia, como um tumor. A síndrome compressiva mais comum nos humanos é a conhecida Síndrome do Túnel do Carpo. Nela, o nervo Mediano, responsável pelo funcionamento da pinça opositora do polegar e pela sensibilidade (dor, tato) de grande parte da mão é “apertado” pelos tendões que passam juntamente com ele dentro do Túnel do Carpo e por um forte ligamento, que recobre o Túnel. Um sintoma muito comum é a dor e sensação de queimação e dormência à noite, sendo frequentemente o primeiro sintoma a aparecer. Com a evolução da patologia, os sintomas vão se tornando mais intensos e constantes e pode haver até mesmo fraqueza e atrofia muscular. Outros nervos acometidos por síndromes compressivas são o nervo Ulnar, na Síndrome do Túnel Cubital, o Nervo Radial e até mesmo o Plexo Braquial, na Síndrome do Desfiladeiro Torácico.

Um exame completo da sensibilidade e da função muscular de todo o membro superior acometido deve ser realizado a fim de identificar qual nervo periférico é acometido e para localizar o ponto exato de compressão. Muitas vezes o nervo não está apertado no local mais comum, o que pode gerar confusão no diagnóstico e tratamento inadequado. Isso é relativamente comum na Síndrome do Túnel do Carpo. O tratamento da área errada levará a persistência dos sintomas e procedimentos desnecessários.

Muitas vezes o tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo e das outras síndromes compressivas é realizado com orientação adequada, medicamentos e órteses. Em alguns casos, o paciente pode ser encaminhado a terapeuta de mão para manejo em conjunto. Em casos em que as medidas não forem suficientes para acabar com os sintomas ou nos casos mais graves, com sintomas constantes e comprometimento muscular e atrofia, o tratamento cirúrgico pode ser necessário. Isso pode ser auxiliado por Microcirurgia e por técnicas Minimamente Invasivas, com uso de microscópios, lupas e endoscopia (visualização através de pequenas câmeras), permitindo tratamento mais preciso e menos invasivo.