Dr Cleiton Naves Cifose em Botafogo
Dr Cleiton Naves
CRM : 52.92995-6
SBOT : 14.104
Cirurgião de Coluna
Currículo :
– Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO)
– Residência médica em Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia da coluna vertebral no Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO)
– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
– Mestrando em patologia do tecido músculo esquelético (INTO/UFRJ)
– Membro da NASS (American Spine Society)
– Membro Titular Efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC
Médico
Endereço : Rua General Goes Monteiro, 76 – Clínica Orto Rio
Bairro : Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Telefones : (21) 2275-1486 / (21) 99431-6389
Site : http://cleitonnaves.com.br/
Dr Cleiton Naves Cifose em Botafogo
O que é?
Cifose é o termo que serve para designar tanto a curvatura fisiológica nas regiões torácica e sacracoccígena da coluna vertebral, quando vista de perfil, como a hipercifose, ou seja, o aumento pronunciado da curvatura para trás, no sentido ântero-posterior da região torácica da coluna. Daí advém o nome “dorso curvo” pelo qual o transtorno também é conhecido. A principal característica da cifose torácica (ou hipercifose torácica) é o abaulamento das costas provocado pelo aumento exagerado da curvatura posterior dessa parte da coluna. Para compensá-la, ombros, pescoço e cabeça são projetados para frente, o que favorece o aparecimento da lordose cervical.
Causas
A causa de maior parte dos desvios patológicos da coluna vertebral é idiopática, ou seja, sua origem é obscura, desconhecida. Nos casos em que é possível determinar a causa, os desvios anormais da coluna podem ter explicação genética ou, então, serem provocados por anomalias congênitas ou adquiridas ao longo da vida. Podem, ainda, estar associados a alterações ósseas, musculares ou neurológicas do organismo. Entre elas, vale destacar hábitos posturais inadequados, traumatismos, tumores, obesidade, atividade física imprópria, vida sedentária, tabagismo.
Tratamento
Alguns desvios patológicos de coluna são assintomáticos. Quando os sinais da doença se manifestam, em geral, o tratamento é conservador e leva em consideração as peculiaridades de cada caso no que se refere à idade do paciente, ao grau e padrão da curvatura, às características da deformidade instalada, à intensidade da dor. O objetivo é interromper a progressão do transtorno, recuperar as funções da coluna vertebral e aliviar os sintomas. Se for possível identificar a causa do distúrbio, a atenção deve voltar-se também para o controle da doença de base. Nos casos de obesidade, é imprescindível que o portador encontre uma forma de perder peso.