Se você procura um Alergologista na Barra da Tijuca veio ao lugar certo. Também conhecida como Imunologia ou Médico especialista em Alergias, este profissional tem atuação específica para tanto.

O médico especialista em Alergia e Imunologia é qualificado pelos estabelecimentos credenciados pelo CNRM ou AMB (CNRM: Programa de Residência Médica em Alergia e Imunopatologia / AMB: Concurso do Convênio AMB/Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) e, após obtenção do título, o profissional deve registrá-lo no Conselho Regional de Medicina de seu estado para divulgar e exercer a especialidade, que consiste na avaliação clínica do paciente, nos testes cutâneo-alérgicos, na prescrição e fornecimento da imunoterapia específica para dessensibilização.

Alergologia (ou Alergoimunologia) é a especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. Atualmente esta especialidade recebeu denominação oficial de Alergia e Imunologia, uma vez que para o seu exercício, o médico especialista deve estar treinado não somente no tratamento das doenças alérgicas, mas deve também possuir profundo conhecimento do funcionamento do sistema imune, bem como estar qualificado para o diagnóstico e o tratamento de todas as suas alterações.

Os tipos mais comuns de reações alérgicas são:

– Sinusite e Otite média: são infecções comuns, frequentemente desencadeadas por rinite alérgica. A sinusite é a inflamação dos seios paranasais, os quais são cavidades vazias preenchidas por ar, nos ossos da face, encontradas ao lado do nariz, na testa e entre os olhos. A sinusite afeta boa parte da população. A otite média – ou infecção comum dos ouvidos – é uma das infecções infantis que mais comumente leva à necessidade de atendimento médico.

– Asma: doença pulmonar crônica, caracterizada por tosse, opressão torácica, dificuldade para respirar e chiera torácica. Afeta mais de 17 milhões de norte-americanos, com tendência a aumento a cada ano. Os sintomas de asma podem ser desencadeados por alérgenos ou outros estímulos não-alérgicos, como infecções do sistema respiratório, ar frio e fumaça do tabaco.

– Dermatite Atópica: também chamada de eczema, caracteriza-se por sintomas relacionados à pele, como coceira, vermelhidão, descamação da pele. Essas lesões são comumente encontradas em crianças pequenas, mas podem ocorrer mais tardiamente, em indivíduos com história pessoal ou familiar de atopia, ou seja, asma ou rinite alérgica.

– Urticária: são lesões de pele caracterizadas por coceira, protuberâncias avermelhadas que surgem na superfície da pele. Podem ocorrer em grupos, apresentando tamanho variável. Além disso, pode ser crônica (aparecendo e desaparecendo sem motivo) ou aguda. Os desencadeantes da urticária costumam ser infecção e ingestão de alimentos ou medicamentos.

– Anafilaxia: é uma reação alérgica sistêmica grave, geralmente causada por substâncias injetadas ou ingeridas, incluindo alimentos e medicações, picadas de insetos e látex. Os sintomas podem incluir sensação de calor, rubor, formigamento na boca, lesões cutâneas avermelhadas e com coceira importante, sensação de fraqueza e desmaio, “falta de ar”, cheira torácica, nervosismo, cólicas abdominais, vômitos e diarréia. Nos casos mais graves, pode levar à queda da pressão arterial, com perda da consciência (desmaio). Pode ser fatal, caso não seja tratada a tempo. Trata-se de uma emergência médica.

– Rinite Alérgica: estima-se que, nos EUA, aproximadamente 35 milhões de pessoas sofram desse tipo de doença alérgica. Ela se caracteriza por sintomas como espirros, congestão nasal, coceira e coriza, além de lacrimejamento, vermelhidão e coceira nos olhos.

Se você procura um Alergologista na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Ipanema, Leblon, Copacabana ou bairros adjacentes faça nossa busca avançada.logo RM iphone

Informação Adicional

As Alergias podem provocar sintomas muito perigosos e severos. A anafilaxia é uma reação grave a alérgenos que, de tão exagerada, compromete todo o organismo, dificultando a respiração e causando perda de consciência. A forma mais grave desse quadro – o choque anafilático necessita de atendimento urgente imediato. As crises de asma, que causam chiado no peito, falta de ar e muita tosse, se não tratadas, prejudicam os pulmões. Outra doença conhecida, a rinite alérgica, desencadeada por poeira ou mofo, provoca a obstrução das vias nasais, além de coceira nos olhos, na garganta, no ouvido e no céu da boca.

Dra Roberta Audi Alergologia em Jacarepaguá
Gastro & Nutri Clínica Médica na Barra da Tijuca

 
 
 
© 2015 Registro de Médicos - Todos os direitos reservados