Informações do médico
Dr. João Brunelli é médico formado em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen). Após concluir a especialização em São Paulo, retornou a sua cidade natal e passou a integrar o grupo de Cirurgia da Mão e Microcirurgia do Instituto da Mão, atuando em diversos centros como a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o Hospital Moinhos de Vento, o Hospital Dom João Becker (Gravataí) e o Hospital Mãe de Deus, entre outros.
Galeria de Fotos
Localização
Avenida José Loureiro da Silva, 1561 - Centro
Cidade: Gravataí – RS
Dr João Brunelli Fratura mão em Gravataí
Dr João Brunelli
Ortopedista Mão
CRM 41435
RQE 36133 Ortopedia
RQE 38659 Cirurgia da Mão
Celular: (51) 3213 7646
Endereço: Avenida José Loureiro da Silva, 1561 - Centro Gravataí
Site: www.brunellimao.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/brunelli.joao/
Fratura no Punho
O punho é uma das regiões mais acometidas por fraturas. Pode atingir qualquer paciente e em qualquer idade, podendo ocorrer em traumas leves, como uma queda em casa, ou em traumas graves como acidentes automobilísticos. O punho é fundamental para o bom funcionamento das mãos, ajudando no posicionamento da mão para que ela possa exercer as suas funções de forma adequada. As fraturas no punho podem ocorrer no Rádio, na Ulna, no Escafoide ou em qualquer um dos 15 ossos que compõem essa região, e diversas combinações são possíveis.
As fraturas no punho podem causar inchaço, dor, deformidades e dificuldade de mobilizar os dedos, com grande impacto na qualidade de vida. Algumas fraturas apresentam sintomas mais leves, muitas vezes passando despercebidas, com a fratura do Escafoide, e isso pode causar sequelas graves e deformidades futuras. O cirurgião da mão deve avaliar cuidadosamente todo o membro afetado e buscar lesões associadas da pele, dos tendões, dos nervos e dos vasos, muitas vezes presentes junto com a fratura. Exames de imagem são fundamentais também no auxílio para o diagnóstico correto e decisão sobre o tratamento, com as radiografias, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.
A decisão sobre o tipo de tratamento necessário para cada tipo de fratura no punho passa por uma avaliação médica criteriosa e varia de acordo com o paciente, a localização da fratura (qual osso é acometido), e o desvio (deslocamento) da fratura. Muitas vezes, fraturas com pouco desvio e sem deformidades graves podem ser tratadas com imobilização e orientação com talas, gesso, órteses e outros sistemas de imobilização. Para alguns tipos específicos de fraturas ou para fraturas com graves desvios, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.