Informações do médico
Dr. João Brunelli é médico formado em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen). Após concluir a especialização em São Paulo, retornou a sua cidade natal e passou a integrar o grupo de Cirurgia da Mão e Microcirurgia do Instituto da Mão, atuando em diversos centros como a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o Hospital Moinhos de Vento, o Hospital Dom João Becker (Gravataí) e o Hospital Mãe de Deus, entre outros.
Galeria de Fotos
Localização
Rua Gomes Jardim, 201 – Sala 708 – Icons – Medplex Santana – Torre Norte
Cidade: Porto Alegre – RS
Dr João Brunelli Dedo em gatilho em Porto Alegre
Dr João Brunelli
Ortopedista Mão
CRM 41435
RQE 36133 Ortopedia
RQE 38659 Cirurgia da Mão
Celular: (51) 99121 6108
WhatsApp: (51) 99121 6108
Endereço: Rua Gomes Jardim, 201 – Sala 708 – Icons – Medplex Santana – Torre Norte
Site: www.brunellimao.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/brunelli.joao/
Dedo em Gatilho
O Dedo em Gatilho é causado por inflamação dos tendões flexores, que são responsáveis por dobrar os dedos, e da polia A1, uma espécie de roldana que serve para ajudar no deslizamento normal dos tendões. Esse processo inflamatório leva ao travamento do tendão na polia, gerando estalidos, dor e em alguns casos mais graves o bloqueio de movimento da articulação. É comum o dedo em gatilho se apresentar com a necessidade do indivíduo ajudar a esticar ou dobrar o dedo com a outra mão, ou ter de realizar esforço para mobilizar o dedo, que fica “trancado”.
O dedo em gatilho pode ser avaliado clinicamente com a avaliação do movimento dos dedos e a palpação de pontos dolorosos no trajeto dos tendões flexores e até mesmo uma nodulação próxima a polia A1, na palma da mão, que é a parte do tendão que fica “esmagada” e causa o estalido e o trancamento. Exames de imagem como a ecografia também são úteis no diagnóstico. Algumas doenças sistémicas estão associadas a maior possibilidade de causar dedo em gatilho e devem ser pesquisadas pelo Cirurgião da Mão durante a consulta.
O tratamento do dedo em gatilho inicia com a orientação médica especializada e com o uso de medicamento e medidas locais. Nos casos persistentes, o tratamento cirúrgico pode ser indicado, com a liberação do tendão.