Dr João Brunelli
Dr João BrunelliDedo em gatilho em Porto Alegre
Ortopedista Mão
CRM 41435
RQE 36133 Ortopedia
RQE 38659 Cirurgia da Mão

CLIQUE NOS ÍCONES PARA FAZER CONTATO

Informações do médico

Dr. João Brunelli é médico formado em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen). Após concluir a especialização em São Paulo, retornou a sua cidade natal e passou a integrar o grupo de Cirurgia da Mão e Microcirurgia do Instituto da Mão, atuando em diversos centros como a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o Hospital Moinhos de Vento, o Hospital Dom João Becker (Gravataí) e o Hospital Mãe de Deus, entre outros.

Galeria de Fotos

Escute meus podcasts no Café com Médico no Spotify

Sed mi lacus, viverra sed augue et, finibus condimentum nisi. Praesent tellus urna, euismod sit amet lectus vitae, congue lucuts magna.

Localização

Rua Gomes Jardim, 201 – Sala 708 – Icons – Medplex Santana – Torre Norte

Cidade: Porto Alegre – RS

Dr João Brunelli Dedo em gatilho em Porto Alegre

Dr João Brunelli

Ortopedista Mão

CRM 41435
RQE 36133 Ortopedia
RQE 38659 Cirurgia da Mão

Celular: (51) 99121 6108
WhatsApp: (51) 99121 6108
Endereço: Rua Gomes Jardim, 201 – Sala 708 – Icons – Medplex Santana – Torre Norte

Site: www.brunellimao.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/brunelli.joao/

Dedo em Gatilho

O Dedo em Gatilho é causado por inflamação dos tendões flexores, que são responsáveis por dobrar os dedos, e da polia A1, uma espécie de roldana que serve para ajudar no deslizamento normal dos tendões. Esse processo inflamatório leva ao travamento do tendão na polia, gerando estalidos, dor e em alguns casos mais graves o bloqueio de movimento da articulação. É comum o dedo em gatilho se apresentar com a necessidade do indivíduo ajudar a esticar ou dobrar o dedo com a outra mão, ou ter de realizar esforço para mobilizar o dedo, que fica “trancado”.

O dedo em gatilho pode ser avaliado clinicamente com a avaliação do movimento dos dedos e a palpação de pontos dolorosos no trajeto dos tendões flexores e até mesmo uma nodulação próxima a polia A1, na palma da mão, que é a parte do tendão que fica “esmagada” e causa o estalido e o trancamento. Exames de imagem como a ecografia também são úteis no diagnóstico. Algumas doenças sistémicas estão associadas a maior possibilidade de causar dedo em gatilho e devem ser pesquisadas pelo Cirurgião da Mão durante a consulta.

O tratamento do dedo em gatilho inicia com a orientação médica especializada e com o uso de medicamento e medidas locais. Nos casos persistentes, o tratamento cirúrgico pode ser indicado, com a liberação do tendão.