Informações do médico
Dr. João Brunelli é médico formado em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Cirurgia da Mão e Microcirurgia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (Pavilhão Fernandinho Simonsen). Após concluir a especialização em São Paulo, retornou a sua cidade natal e passou a integrar o grupo de Cirurgia da Mão e Microcirurgia do Instituto da Mão, atuando em diversos centros como a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o Hospital Moinhos de Vento, o Hospital Dom João Becker (Gravataí) e o Hospital Mãe de Deus, entre outros.
Galeria de Fotos
Localização
Rua Gomes Jardim, 201 – Sala 708 – Icons – Medplex Santana – Torre Norte
Cidade: Porto Alegre – RS
Dr João Brunelli Cisto sinovial em Porto Alegre
Dr João Brunelli
Ortopedista Mão
CRM 41435
RQE 36133 Ortopedia
RQE 38659 Cirurgia da Mão
Celular: (51) 99121 6108
Whastapp: (51) 99121 6108
Endereço: Rua Gomes Jardim, 201 – Sala 708 – Icons – Medplex Santana – Torre Norte
Site: www.brunellimao.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/brunelli.joao/
Cisto no Punho
O Cisto sinovial é uma patologia muito comum no punho e na mão. São “bolinhas” que aparecem perto das articulações, principalmente na parte de trás do punho e da mão. Não se sabe exatamente a causa dos cistos, e eles podem surgir em pacientes de qualquer idade. Muitas vezes os cistos não estão associados a sintomas de dor ou qualquer prejuízo para o funcionamento do punho e da mão. Em outros casos, por outro lado, os cistos podem ser dolorosos ou estarem associados a perda da mobilidade.
Normalmente o Cisto Sinovial aparece sob a pele como uma “bolinha” que pode ser palpada e visualizada facilmente. Em outros casos, ele se encontra totalmente dentro da articulação, tornando a visualização mais difícil, ou aparece apenas em algumas posições específicas do membro afetado. Diversos exames de imagem podem auxiliar na localização, medição e programação do tratamento dos cistos, com a ecografia e a ressonância magnética.
Os Cistos Sinoviais na maioria das vezes podem ser tratados com observação, medicamentos sintomáticos e orientação sobre a natureza da lesão. Em alguns casos, eles podem até mesmo modificar de tamanho sozinhos e desaparecer. Para lesões sintomáticas, que não melhoram com o tratamento inicial, ou persistentes que causam dor, limitação da mobilidade ou queixas estéticas persistes, tratamento cirúrgico pode ser indicado. Este pode ser realizado de forma aberta (tradicional) ou por Artroscopia (minimamente invasiva) a depender da natureza e localização do Cisto.