Dr Cleiton Naves Artrodese em Botafogo
Dr Cleiton Naves
CRM : 52.92995-6
SBOT : 14.104
Cirurgião de Coluna
Currículo :
– Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO)
– Residência médica em Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia da coluna vertebral no Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO)
– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)
– Mestrando em patologia do tecido músculo esquelético (INTO/UFRJ)
– Membro da NASS (American Spine Society)
– Membro Titular Efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC
Médico
Endereço : Rua General Goes Monteiro, 76 – Clínica Orto Rio
Bairro : Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Telefones : (21) 2275-1486 / (21) 99431-6389
Site : http://cleitonnaves.com.br/
Dr Cleiton Naves Artrodese em Botafogo
O que é?
Artrodese é a cirurgia de fixação da coluna. Ela costuma ser indicada quando se considera que existe uma instabilidade entre as vértebras. A artrodese vem sendo usada para o tratamento de doenças da coluna desde 1911, sendo que sua utilização cresceu muito nesse século de história. Ela é considerada o tratamento padrão para uma grande variedade de patologias da coluna, enquanto a artroplastia (prótese de disco) e a estabilização dinâmica, cirurgias que preservam o movimento, ainda são procedimentos relativamente novos, vistos como técnicas alternativas. É claro que as técnicas de artrodese de hoje em dia guardam pouquíssima semelhança com as primeiras cirurgias. Atualmente, a fixação da coluna é feita com hastes e parafusos especiais, geralmente feitos de titânio, que é um material altamente compatível com o corpo e não provoca rejeição. Além disso, a maioria das cirurgias é realizada por técnicas minimamente invasivas, que causam pouca agressão cirúrgica ao paciente.
Indicações:
A artrodese de coluna é o tratamento padrão para um grande número de patologias. Todas as patologias listadas abaixo são possíveis indicações para artrodese: -DEGENERAÇÃO DA COLUNA; -DISCOPATIAS DOLOROSAS; -HÉRNIA DE DISCO CERVICAL; -ESTENOSE ESPINHAL – CANAL ESTREITO; -ESPONDILOLISTESE E ESPONDILÓLISE; -ESCOLIOSE; -CIFOSE; -TRAUMATISMOS E FRATURAS; -DISCITE E OSTEOMIELITE; -TUMORE.