Otorrinogama Rinoplastia no Gama

Otorrinogama Rinoplastia no Gama

Otorrinogama Rinoplastia no Gama

Otorrinogama

Corpo Clínico :

 

Dr José Stênio Ponte Dias Filho
CRM DF : 17362

Currículo

Dr Jader Simão Santana Melo
CRM DF : 16871

Dra Juliane Moreira Barbosa
CRM DF : 23552

Currículo

dicos

Endereço : Quadra 2 – Conjunto A – Número 1 – 2* andar – Sala 2
Localidade : Setor Sul – Gama – DF
Telefone : (61) 3203-9400

Site : www.otorrinodf.med.br

0

1. A partir de quantos decibéis as pessoas começam a sofrer lesões auditivas ?
R-)A quantidade de decibéis(db) e o tempo de exposição são os principais fatores envolvidos no trauma acústico.Numa escala crescente de decibéis observamos que a partir de 85db já podemos apresentar lesões auditivas. Quando a intensidade dos ruídos atinge 120db poderá lesar a membrana do tímpano, independente do tempo de exposição. Em resumo, essas lesões podem ser lesão da membrana do tímpano e/ou das células ciliadas, sendo estas responsáveis pela recepção sonora e condução deste.

 
2. A quantos decibéis podem chegar as explosões de fogos de artifício durante as festas juninas ?
R-) Um estudo publicado na revista Laryngoscope, por Gupta e colaboradores (1989), já citava que a média de som medida há três metros da explosão de fogos de artifício é de 150 dB, o que excede o critério de risco para audição em eventos instantâneos. Ruídos acima de 85 dB são prejudiciais à saúde auditiva e quanto mais repetitivos e/ou altos eles forem, principalmente acima de 120 db, pior será o dano na cóclea, órgão responsável pela audição sensorial.

3. Quais sintomas podem sofrer as pessoas expostas a esses barulhos ?
R-) Perda auditiva, zumbidos transitórios e até mesmo tonturas. Geralmente, o zumbido antecede os demais sintomas. Mesmo após a cessação do zumbido e da sensação de ouvido tampado, o indivíduo pode ter sofrido perda de audição. O ideal é que se procure um otorrinolaringologista para uma avaliação.

4. Em decibéis, ao que se assemelham os barulhos de rojões, bombas, fogos de artifício, etc ?
R-)As máquinas de lavar roupa produzem um barulho de aproximadamente 75 decibéis. Você pode ficar exposto a essa quantidade pelo tempo que quiser. O ruído de um barbeador elétrico ou motor de ônibus urbano podem chegar a 85 decibéis. Turbina de avião chegando até 130 decibéis,baladas chegando até 120 decibéis,

É preciso limitar a exposição a ruídos. Nunca passe mais de oito horas por dia exposto a ruídos e faça intervalos de silêncio de pelo menos 15 minutos, a cada duas horas de ruído constante.

Tabela comparativa :

– o ruído de uma sala de estar chega a 40dB;
– um grupo de amigos conversando em tom normal chega a 55dB;
– o ruído de um escritório chega a quase 64dB;
– um caminhão pesado em circulação chega a 74dB;
– em creches foram encontrados níveis de ruído superiores a 75dB;
– o tráfego de uma avenida de grande movimento pode chegar aos 85dB;
– trios eléctricos num carnaval fora de época tem em média de 110 dB;
– o tráfego de uma avenida com grande movimento em obras com britadeiras até 120dB;
– bombas recreativas podem proporcionar até 140dB;
– discoteca a intensidade sonora chega até 130dB.
– um estádio cheio de vuvuzelas pode chegar até 140dB

 

 

5. Crianças possuem maiores chances de sofrerem algum problema auditivo se expostas às bombas de festas juninas e som alto ? Por quê ?
R-)É preciso redobrar a atenção com crianças e idosos, pois nem sempre eles sabem informar o que estão sentindo após a exposição a um barulho intenso, como o de fogos de artifícios. Crianças se aproximam muito destes fogos de artificio, entendem como brincadeira. A demora por imprecisão dos sintomas, poderá levar a danos irreversíveis.

 

 

6. O que a pessoa deve fazer se exposta a esses ruídos? Em quanto tempo a pessoa consegue descansar a audição ?
R-) Quando a pessoa se expõe a esses ruídos o correto é se afastar do fator causal e procurar o médico especialista o mais rápido possível. Não existe tempo ideal de descanso, porém recomenda-se intervalos de pelo menos 15 minutos durante exposições prolongadas a ruídos. A regra geral é que cada 2 horas de exposição exige 15 minutos de descanso. O tratamento adequado e rápido destes traumas muitas vezes impedem que essas lesões se tornem irreversíveis. O melhor tratamento é apreciar as explosões de longe, assegurando uma festa junina sem danos à saúde dos ouvidos.

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*

Menu