Otorrino DF Otorrino na Asa Norte

Otorrino DF Otorrino na Asa Norte

Otorrino DF Otorrino na Asa Norte

Otorrino DF

Corpo Clínico :

Médico

Dr José Stênio Ponte Dias Filho
CRM DF : 17362
Currículo

Dra Márcia Maria de Freitas Dias Voltolini
CRM DF : 20927
Currículo

Dr Gustavo Magalhães Torres
CRM DF : 18193
Currículo

Dra Helen Mayumi Nakamura
CRM DF : 21437
Currículo

Dra Catarina Novaes de Borborema
CRM DF : 19276
Currículo

Dr Mark Makowiecky
CRM DF : 17394
Currículo

Dr Fabrício Gurgel Ribeiro
CRM DF : 23127

Currículo

Dr Camillus Magalhães Carneiro dos Santos
CRM DF : 23092
Currículo

Dra Juliane Moreira
CRM DF : 23552
Currículo

Dr Thiago Bittencourt Ottoni de Carvalho
CRM DF : 14.280
Currículo

Dra Adriana Carvalho Coutinho
CRM DF : 17.228
Currículo

Dr Carlos Eduardo Arnez
CRM DF : 23.250
Currículo

Dra Larissa Macedo de Camargo
CRM DF : 16.425
Currículo

Dr Jader Simão Santana Melo
CRM DF : 16.871
Currículo

Dr Frederico de Paula

CRM DF : 17127 / RQE 12648

Dra Manuela Guttemberg

CRM DF : 18546 / RQE 10147

Dra Marcela Suman

CRM DF : 21.595 / RQE 13021

Médico
Endereço  : SMHN – Quadra 2 – Bloco B – Ed. Cleo Octavio – Loja 02 – Térreo
Localidade : Asa Norte – Brasilia – DF
Telefones : (61) 3542-2803 / (61) 99604-2803
Site : http://www.otorrinodf.med.br

3

Quando surgem problemas específicos, relacionados ao ouvido, garganta ou nariz, você sabe quem procurar ? Muitas pessoas buscam atendimento com médicos, como pediatras, clínicos gerais ou geriatras. Não é errado, mas o paciente pode encurtar caminhos e ir direto ao especialista.

Por conta disso, neste post explicaremos em quais casos você deve procurar uma clínica de otorrinolaringologia, de que forma ela pode ajudar e como escolher uma de confiança! Confira a seguir.

Entenda o que faz o otorrinolaringologista

Oto, refere-se ao ouvido. Rino, nariz. E, laringo está relacionado à laringe. Essa é a formação básica da palavra otorrinolaringologista. Entendendo assim, fica até mais fácil pronunciar! Nos EUA, por exemplo, esse especialista é mais conhecido como ENT doctor, mais prático, não é? ENT é a sigla para ear, nose and throat, ou seja, ouvido, nariz e garganta.

Agora que você sabe o que significa, já podemos até abreviar. Que tal usarmos apenas otorrino ? Brincadeiras à parte, apesar da palavra ser complexa, não é difícil entender como funciona essa especialidade médica. O otorrino é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da cabeça e pescoço. Na prática, ele cuida do ouvido, do nariz e da garganta.

Pouquíssimas especialidades tratam de tantos órgãos como essa. Porém, seria difícil separá-los em função da interligação. Prova disso, é quando ficamos resfriados: a garganta dói, o nariz escorre e ficamos com a sensação de ouvido entupido. A causa, normalmente, é uma só. Mesmo assim, é capaz de afetar diversos órgãos, em diferentes regiões.

O otorrino pode tratar, por exemplo, uma dificuldade para respirar e até casos como paralisia facial, deformidades, traumas na face, tumores na cabeça e pescoço e ainda realizar cirurgias estéticas da face. Muita coisa, não é? Pois esses são só alguns exemplos. Veja, a seguir, quais são as principais doenças que podem ser tratadas por uma clínica de otorrinolaringologia.

Doenças do ouvido :

– surdez;
– otites;
– distúrbios do equilíbrio;
– perfuração do tímpano;
– malformações congênitas.

Doenças do nariz :

– rinites;
– sinusites;
– desvio de septo;
– epistaxe (sangramento nasal);
– aumento da adenoide;
– doenças alérgicas;
– coriza intensa;
– distúrbios do olfato;
– polipose nasal.

Doenças da garganta e da boca :

– apneia e ronco;
– amigdalite;
– disfagia;
– falha ou ausência de voz;
– lesões na boca ou na língua;
– faringite;
– estomatites;
– nódulos e pólipos;
– câncer de laringe e boca;
– alterações das pregas vocais.

Há quem diga que esse especialista trata de algumas das nossas funções/sentidos mais importantes, que são o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio. Resumindo, o principal objetivo da otorrinolaringologia é garantir o bom funcionamento desses sentidos.Os Otorrinos tem conduzido com excelência ,juntamente com oftalmologistas especialistas, os casos de doenças de vias lacrimais em pacientes com obstruções recorrentes e infecções repetidas do sistemas lacrimal .

Saiba quando procurar atendimento

Normalmente, os pacientes são encaminhados para uma clínica de otorrinolaringologia por outros médicos, principalmente pelos clínico geral, pediatra ou geriatra. Porém, sempre que notar algum sintoma anormal com o funcionamento do nariz, dos ouvidos ou da garganta, a pessoa pode e deve procurar diretamente um otorrino.

Apenas o médico especializado é capaz de avaliar os sintomas e diagnosticar com precisão a doença. Os principais indicadores de que algo está errado, são :

– dores na garganta;
– dores no ouvido;
– dores no nariz;
– dores na face;
– ronco;
– zumbidos;
– dificuldade para ouvir ou surdez;
– falta de equilíbrio;
– lacrimejamento;
– Infecção canal lacrimal;
– sangramento nasal;
– tonturas;
– rouquidão ou disfonia;
– secreção no ouvido;
– dificuldade auditiva;
– obstrução nasal;
– visão embaçada;
– tosses;
– alergias das vias respiratórias;
entre outros.

Além disso, existem doenças específicas, que são mais comuns em determinadas fases da vida. Por exemplo, é interessante fazer consultas periódicas ao otorrino desde os primeiros dias de vida. Nessa fase é importante verificar se há malformações congênitas e perda auditiva.

Os pais podem ser orientados quanto à prevenção de otites. Elas podem surgir e serem provocadas por situações corriqueiras, como uma viagem de avião. Além disso, ele pode ajudar a prevenir infecções respiratórias, bastante comuns em crianças que iniciam a fase escolar.

Ainda na infância, os pequenos costumam apresentar problemas, como roncos contínuos e dores faciais. É importante saber identificar precocemente, para que esses sintomas não se agravem. Na fase adulta, as doenças mais frequentes são distúrbios na voz e doenças canceríngenas . E nos idosos são mais comuns problemas como a surdez e a falta de equilíbrio.

Já os profissionais que costumam trabalhar utilizando a voz, como professores, palestrantes e cantores, devem ser avaliados, pelo menos, duas vezes ao ano. Portanto, mais do que remediar, é fundamental buscar orientações para que se consiga evitar complicações.

Dicas para escolher uma clínica de otorrinolaringologia

Como se trata de saúde, é importante ter cautela para escolher o profissional e a clínica. Para ajudar, listamos algumas dicas que podem ser muito úteis nesse processo.

Busque indicações de pessoas próximas, antes de partir para nomes desconhecidos. Pergunte para parentes e amigos. É mais seguro e prático consultar um médico de confiança de alguém conhecido;

Se você não conseguiu uma indicação, é hora de consultar a lista de clínicas e profissionais da sua cidade. Escolha uma das opções e procure informações sobre formação e especialidade, ou seja, confira o histórico dos profissionais. Certifique-se, inclusive, que não há reclamações no Conselho Regional de Medicina local. Essa pesquisa pode ser feita aqui mesmo, na internet;

Também é possível obter informações junto a órgãos, como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia;

Agende uma consulta de avaliação e aproveite a oportunidade para, além de conhecer profissional, tirar todas as suas dúvidas. E lembre-se, ao final da consulta você deve se sentir seguro e confiante em relação ao profissional;

Não deixe de alinhar expectativas, principalmente se você está prestes a iniciar um tratamento mais complexo e de longo prazo, ou a fazer um procedimento mais invasivo, como uma cirurgia. É fundamental para evitar frustrações e arrependimentos.

Se você busca um local especializado e com uma excelente infraestrutura, não deixe de conhecer a clínica de otorrinolaringologia Otorrino DF. Em apenas um local é possível realizar desde consultas e atendimentos, até terapias e exames específicos. A clínica também possui profissionais experientes na realização de procedimentos e cirurgias, como rinoplastias, plásticas de face, cirurgias de desvio de septo, sinusites e adenoamigdalites.

Além disso, a Otorrino DF atende a uma ampla variedade de convênios de saúde, possui um espaço exclusivo para as crianças e um estacionamento amplo. Entre em contato e agende a sua consulta !

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*

Menu