Dra Mônica Duarte da Cunha Dermatologista Infantil na Barra da Tijuca

Dra Mônica Duarte da Cunha Dermatologista Infantil na Barra da Tijuca

Dra Mônica Duarte da Cunha Dermatologista Infantil na Barra da Tijuca

CRM : 52727-2

Currículo :

– Especialista em dermatologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro
– Título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira
– Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro
– Especialista em infectologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro
– Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro
– Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ)
– Experiência na área de dermatologia clínica infantil e adulto há 21 anos
– Coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias

Médico

Endereço : Avenida das Américas, 500 – Bloco 3 – Loja 120 – Espaço Médico Downtown Infantil
Bairro : Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Telefone : (21) 3171-3171

Também atende em Nova Iguaçu

1

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença alérgica de caráter crônico que acomete a pele, não contagiosa e que evolui frequentemente com recidivas periódicas. Sua etiologia  é multifatorial, incluindo a influência de fatores genéticos. Pode estar associada à manifestações de vias respiratórias como asma ou bronquite e rinite alérgica. A doença vem aumentando gradativamente na população, em especial nas áreas urbanas, variando entre 15%  a  20%.

O eczema atópico é a manifestação mais comum e caracteriza-se por lesões inflamadas avermelhas da pele, associadas com coceira intensa. Inicia-se frequentemente na primeira infância e cerca de 60% das crianças apresenta redução ou desaparecimento das lesões na adolescência ou idade adulta. No bebê as lesões predominam na face, porém, nas crianças maiores e nos adultos as lesões acometem principalmente as dobras do corpo, como as dos joelhos, cotovelos e pescoço. O comprometimento de grande parte da superfície corporal é menos comum e mais grave. Infecções bacterianas, fúngicas ou virais da pele são mais comuns nesses pacientes. Apesar da melhora após a infância, esses pacientes durante toda a sua vida apresentarão uma pele ressecada e sensível.

Existem diversos fatores que influenciam no desencadeamento de quadros agudos e essa influência pode variar entre os indivíduos. Dentre os mais  importantes fatores,  podemos citar:
Pele seca; poeira doméstica; produtos de limpeza em geral;  roupas de tecido sintético; baixa umidade do ar; frio intenso; calor e transpiração; infecções; estresse emocional; certos alimentos.

Alguns alimentes podem ser responsáveis por 30% das recaídas de dermatite atópica, principalmente, em crianças abaixo de 2 anos de idade. A alergia alimentar pode estar associada aos casos mais extensos e graves. Os principais alimentos envolvidos são os leites de vaca e de cabra, ovos, peixes, crustáceos, milho e amendoim.

Uma dieta com a ausência do alimento que possivelmente possa estar causando a alergia, favorece a melhora do quadro clínico da dermatite atópica.

Portanto, evitar ou reduzir a exposição aos fatores desencadeantes pode ter um impacto importante no controle das recaídas da doença.

A seguir enumeramos algumas recomendações para se evitar crises agudas:

Usar diariamente cremes hidratantes específicos; o banho deve ser frio, com uma duração média de 5 a 10 minutos;  usar roupas leves de algodão, reduzindo o uso de tecidos sintéticos; evitar contato com substâncias irritantes da pele como, cosméticos perfumados e coloridos, bijuterias; reduzir os  ácaros do ambiente doméstico, retirando carpetes e cortinas; evitar cachorros e gatos dentro do quarto.

Além de todos os cuidados acima, nem sempre é possível evitar uma crise aguda da dermatite atópica. Nas crises, inicie o tratamento prescrito pelo seu dermatologista.

1 Comment

Trackbacks & Pingbacks

  1. Dra Mônica Duarte da Cunha Dermatologista infantil em Nova Iguaçu - Registro de Médicos novembro 30, 2017 (5:44 pm)

    […] Também atende na Barra da Tijuca […]

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*

Menu