Dr Raul Carlos Barbosa Cirurgia do Pé em Brasília

Dr Raul Carlos Barbosa Cirurgia do Pé em Brasília

Dr Raul Carlos Barbosa Cirurgia do Pé em Brasília

Dr Raul Carlos Barbosa

CRM DF : 22110
TEOT : 14495

Cirurgia do Pé
Cirurgia do Tornozelo

Saiba mais sobre o Dr. Raul Carlos Barbosa

Formou-se em Medicina Humana, pela Universidade Federal de Goiás/ UFG (2013). A Residência Médica ocorreu em Ortopedia e Traumatologia, no Hospital das Clínicas da UFG 2014-2016). Foi no próprio Hospital das Clínicas e no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), em Goiás, que o Dr. Raul se especializou em pé/tornozelo.

O Dr. Raul Barbosa chefiou o Serviço de Pé e Tornozelo do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (HUGOL/ GO) e plantonista de vários serviços de urgência e emergência enquanto atuava em Goiás. Atualmente atua em Brasília, e tem com locais de atendimento a Clínica da Sort e no Hospital Santa Helena, ambos em Brasília/DF.

A dedicação e a experiência resultaram em um profissional conceituado, detentor do Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), com publicações em diversas revistas especializadas e um dos vencedores do Prêmio ARTHEX (2017), da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPÉ). Cabe ressaltar ainda a publicação como co-autor do Tratado de Ortopedia e Traumatologia Princípios e Práticas, por Sizinio K. Hebert, publicado em novembro de 2016 no qual ajudou a escrever o capítulo “Perna e Tornozelo da criança”.

DF

Endereço : SGAS 915 – Advance 2 – Subsolo 1 – Sala S16 – Clínica SORT
Localidade : Asa Sul – Brasília – DF
Telefones : (61) 3245-4975 / (61) 3346-7270 / (61) 99834-2774 / (61) 99834-2768

3

Está na hora de procurar um especialista em pé e tornozelo em Brasilia

Não se trata de achismo, é fato confirmado que a correria é uma das principais características da vida moderna. Uma pesquisa da International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR), publicada em 2012, apontou que 33% dos brasileiros, à época, sofriam de Síndrome da Pressa. São pessoas que lutam contra o tempo, querem tudo para “ontem” e passam 24 horas, por dia, de um lado para o outro, com umaansiedade incontrolada.

Nesta movimentação desenfreada, nem todos se preocupam com a saúde dos pés e dos tornozelos. O que é um erro. Essas estruturas, essenciais à mobilidade, suportam toda a carga do corpo e, consequentemente, são muito suscetíveis a dores, inflamações, traumas e até a doenças sistêmicas.

A importância deste assunto tem crescido, tanto que a área de Ortopedia e Traumatologia evoluiu e conta, hoje, com uma subespecialidade: Cirurgia de Pé e Tornozelo, na qual atua o Dr. Raul Carlos Barbosa, médico ortopedista e traumatologista.

“Focar o meu trabalho na subespecialidade de cirurgia de pé e tornozelo foi uma decisão que que me traz realizações, todos os dias. Seja para orientar, diagnosticar ou tratar, a meta é sempre garantir qualidade de vida ao meu paciente.

 

Dr. Raul Carlos Barbosa – médico especialista em pé e tornozelo

A formação desse profissional começa com a realização do curso de Medicina, seguidapela pós- graduação em Ortopedia e Traumatologia por três anos. Após a obtenção do título de ortopedista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) o próximo passo é cursar a subespecialização em pé e tornozelo por mais um ano, somando, também, a vivência diária com as patologias que acometem o pé e tornozelo, além de outros inúmeros cursos e congressos realizados na área.

O papel fundamental desta vertente da Ortopedia é garantir conforto e qualidade de vida aos pacientes que procuram tratar doenças, amenizar quadros dolorosos e/ou corrigir deformidades. Os casos que chegam ao consultório do Dr. Raul Carlos Barbosa são diversos. Entre os mais frequentes estão: fraturas inerentes aos traumas que acometem o pé, a deformidades e processos degenerativos dos mais variados grupos. Há ainda casos de Hálux Valgo (famoso joanete), Fascite Plantar (esporão do calcâneo) e Tendinite de Aquiles, não podendo deixar de relatar as patologias que acometem o público pediátrico tais como o pé plano ou pé chato e o pé torto congênito.

Problemas nessa região do corpo não escolhem vítimas. Com isso, há queixas de homens e mulheres de todas as faixas etárias, inclusive crianças. No dia a dia do Dr. Raul Carlos Barbosa há também os atendimentos aos atletas atingidos por vários tipos de problemas, o que leva o médico a ter uma vasta atuação na Medicina Esportiva.

Com exceção das deformidades congênitas, os desconfortos e algumas doenças nos pés e tornozelos podem ser evitados com a simples mudança de hábitos. Por isso, da mesma forma que se busca fazer um check up para saber como está o funcionamento do coração, pulmão, circulação sanguínea, é necessário ter esse cuidado com as estruturas que permitem a locomoção.

“Vale ressaltar a importância de procurar um profissional com conhecimento técnico-científico, atualizado e preocupado em dar atendimento humanizado, que inclui o esclarecimento, diagnóstico seguro e tratamento adequado”, ressalta o Dr. Raul Carlos Barbosa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que mais de 70% da população mundial tenha, em algum momento da vida, dores ou problemas nessa região.

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*

Menu