Dr José Milfont Biópsia de Próstata guiada por Ultrassonografia no Leblon

Dr José Milfont Biópsia de Próstata guiada por Ultrassonografia no Leblon

Dr José Milfont Biópsia de Próstata guiada por Ultrassonografia no Leblon

CRM : 5243911-6

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia
  • Diretor do Instituto de Urologia do Rio de Janeiro – UROTECH
  • Diplomado pela Faculdade de Medicina da UFPe
  • Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Adventista Silvestre
  • Residência Médica em Urologia no Hospital dos Servidores do Estado – RJ
  • Mestrado em Urologia pela Escola de Ciências Médicas da UERJ
  • Ex-presidente da SBU/RJ
  • Ex-diretor Técnico do Hospital Central do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro
  • Coautor do livro Urologia Minimamente Invasiva – Editora Revinter
  • Membro da Câmara Técnica de Urologia do CREMERJ
  • Membro Correspondente da Associação Americana de Urologia

Endereço : Localizado na Rua Carlos Góis, 375 – sala 104

Bairro : Leblon – Rio de Janeiro, RJ

Telefone : (21) 2249-9306 | (21) 2249-7891 | (21) 3874-0915

Site : http://www.urotech.com.br/index.php

Também atende no Centro.

1

Biópsia de Próstata guiada por Ultrassonografia

I – Informações sobre o procedimento
– O procedimento consiste na obtenção de pequenos fragmentos da próstata, por via endorretal, guiado por ultrassonografia.
– Conforme a solicitação do médico assistente, o exame pode ser realizado com ou sem anestesia. Caso haja opção de realizar o exame com anestesia, há necessidade do pedido médico e do agendamento prévio da mesma. No UROTECH, a anestesia é sempre realizada por um médico anestesista.

II – Critérios de realização
– Este exame é realizado somente com solicitação médica.
– No dia do exame, o cliente deve comparecer acompanhado. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante deverá ser um responsável legal.
– Devem ser apresentados todos os resultados anteriores relacionados à próstata.

III – Preparo
– Não é necessário fazer lavagem intestinal ou qualquer outro tipo de preparo intestinal prévio ao exame, porém os pacientes constipados aconselhamos uso de fleet enema duas horas antes do procedimento.
– Medicações anticoagulantes, como varfarina (Marevan®, Coumadin®) e antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc), clopidofrel (Plavix®) e Ticlopidina (Ticlid®) devem ser suspensas 7 dias antes do exame, com o consentimento e supervisão do médico assistente. No dia do exame o cliente deve confirmar a suspensão destes medicamentos. Caso não seja possível a interrupção destas medicações, aconselha-se a realização do procedimento em ambiente hospitalar.
– O exame requer o uso de um antibiótico por via oral durante cinco dias, com o objetivo de diminuir a possibilidade de contaminação da próstata, que pode ocorrer durante a execução da biópsia. Convém esclarecer que a não-observação desse requisito impede a realização do procedimento.

– Na prática, o paciente deve comprar dez comprimidos do antibiótico Cipro® 500 mg (ciprofloxacino) e tomar duas cápsulas na noite anterior ao exame, por volta das 21 horas, iniciando o jejum absoluto a partir desse horário.
– Na manhã seguinte, imediatamente após o exame o paciente precisa ingerir um comprimido de Ciprol®  e repetir a dose de 12 em 12 horas, por quatro dias. No dia do exame, levar a medicação à unidade de atendimento.
– Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de líquido, de preferência após duas horas de jejum, pois o antibiótico é absorvido mais rapidamente com o estômago vazio. Além disso, não podem ser associados a antiácidos, visto que eles reduzem sua absorção.
– Caso o médico assistente tenha prescrito antibiótico profilático, o paciente precisa entrar em contato com o UROTECH e informar a respeito.

IV – Cuidados após o exame
– O paciente não deve ir embora dirigindo.

V – Possíveis complicações
– Infecção: como o exame é realizado através do reto, há possibilidade de contaminação da próstata. Para diminuir esta possibilidade, o cliente é orientado a tomar um antibiótico. Entretanto, mesmo com o uso preventivo do antibiótico, existe uma chance muito pequena de ocorrer infecção local.
– Sangramento: é comum haver pequenos sangramentos pelo reto, urina e esperma nos dias subsequentes à biópsia. Hemorragias importantes são raras.

VI – Observação
– Para este exame, além do procedimento de biópsia, será realizada e cobrada também a análise do material biopsiado (exames anatomopatológicos).
– Em caso de Plano de Saúde, é necessária a solicitação médica de biópsia guiada por ultra-som e anatomopatológicos.

1 Comment

Trackbacks & Pingbacks

  1. Dr José Milfont Biópsia de Próstata guiada por Ultrassonografia no Centro - Registro de Médicos junho 9, 2016 (5:35 pm)

    […] Também atende no bairro do Leblon. […]

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*

Menu