Dr José Eduardo Amarante Cirurgia do Quadril na Barra da Tijuca

Dr José Eduardo Amarante Cirurgia do Quadril na Barra da Tijuca

Dr José Eduardo Amarante Cirurgia do Quadril na Barra da Tijuca

CRM : 52.49206-2

Currículo :

– Medicina na Fundação Técnico Educacional Souza Marques – RJ

– Pós-Graduação em Ortopedia e Traumatologia pela Escola Médica de Pós-Graduação da PUC – RJ

– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Quadril

– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ombro e Cotovelo

– Membro da Sociedade Latino Americana de Ortopedia e Traumatologia – SLAOT

– Membro da Société Internationale de Chirurgie Orthopédique et de Traumatologie – SICOT

– Membro da Sociedade Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque

Médico

Endereço : Avenida das Américas, 8.585 – sala 291 – Vogue Square

Bairro : Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

Telefones : (21) 3078-1555 / 99982-6357

0

O que é Artrose do Quadril ?

O quadril é a articulação que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da bacia (pélvis), permitindo os movimentos dos membros inferiores.
No quadril normal, a cabeça do fêmur e a pélvis são cobertos por uma cartilagem macia que permite o fácil deslizamento da cabeça do fêmur dentro da cavidade (acetábulo). Uma articulação normal deve possibilitar os movimentos do quadril em várias direções, ser estável e indolor.
Existe uma serie de condições que causam doenças na articulação do quadril. Em quase todos os casos a cartilagem articular está afetada e muitas vezes ausente (quadro conhecido como “desgaste do quadril”).
Nesta situação o osso do fêmur começa a raspar no osso da bacia, em vez de estar separado pela cartilagem articular. Esse contato dos ossos produz dor e pode às vezes ser sentido pelo paciente, como se alguma coisa estivesse raspando dentro de seu quadril.

A medida que a doença se agrava, os movimentos do quadril podem tornar-se mais limitados, e surgem dificuldades para andar e exercer algumas atividades do dia a dia.

Artrose

A mais comum das doenças que causam dor no quadril é a Artrose, que é o resultado do desgaste da cartilagem articular do quadril. A Artrose pode ser causada por traumatismos antigos, por alterações congênitas da forma do quadril, por algumas doenças da infância e da adolescência que tenham afetado o quadril, ou pelo desgaste puro da cartilagem, sem razão aparente.
Outra doença que afeta o quadril com freqüência‚ é a Artrite Reumatóide. Esta produz alterações em diversas juntas no organismo, e ‚ muito mais um problema generalizado que uma doença localizada.

Dor no quadril

A dor provocada pelos problemas de quadril geralmente é sentida na virilha, correndo pela coxa até o joelho. Por vezes, essa dor no joelho é tão intensa que o paciente, e eventualmente também o médico, acredita que o problema esteja no joelho e não no quadril. Dores na coluna também às vezes são confundidas com dores no quadril.

Artroplastia Total de Quadril

O que é ?

É uma cirurgia que substitui a cartilagem e os ossos afetados por uma articulação artificial (prótese), composta por uma superfície metálica acoplada ao osso do quadril e por uma estrutura de metal inserida na parte superior do osso da coxa (cabeça do fêmur).

Quando se submeter a uma cirurgia ?

O principal objetivo dessa cirurgia é diminuir a dor da articulação e a incapacidade de realizar movimentos que, normalmente, decorrem da Artrose ou Artrite, mas também podem ser causados por quedas que levem a Fraturas de Quadril.
Quando a dor é muito severa, o indivíduo evita usar a articulação, causando assim, a atrofia dos músculos que a movimentam.
Essa cirurgia é indicada, apenas, depois de todos os outros tratamentos conhecidos foram realizados, sem obtenção do alívio da dor.

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*

Menu