Dr Henrique Glatt Ceratocone na Barra da Tijuca

Dr Henrique Glatt Ceratocone na Barra da Tijuca

Dr Henrique Glatt Ceratocone na Barra da Tijuca

Dr Henrique Glatt

CRM : 52.84085-8

Oftalmologia Adulta e Pediátrica

RJ

Endereço : Avenida Evandro Lins e Silva, 840 – Sala 1106 – Office Tower
Bairro : Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Telefones : (21) 99918-6060 / (21) 99537-9435
Facebook : https://m.facebook.com/DrHenriqueGlatt/

3

CERATOCONE

O Ceratocone é uma doença corneana chamada de Ectasia, sendo a mais comum deste grupo. Geralmente acomete paciente jovens, com pico de surgimento no fim da infância e na adolescência. Possui característica genética importante e é bilateral (acomete os dois olhos), porém normalmente de forma assimétrica (um olho mais acometido que o outro), além de ser poder ser progressiva até a faixa entre os 30-40 anos, quando estabiliza.

O acometimento visual pode ser variado, sendo que passa desapercebido em muitas pessoas, que possuem “graus” um pouco mais elevados. Tem importante associação com alergias, pelo trauma constante ao coçar os olhos (um dos tipos de colágeno presentes na córnea é geneticamente menos resistente).

Nestes casos, as córneas vão progressivamente afinando e mudando de formato, ficando parecidas com um cone, modificando a passagem da luz pelas estruturas dos olhos e, com isso, enfraquecendo a visão.

O diagnóstico pode ser suspeitado através do exame oftalmológico minucioso e confirmado através de métodos de avaliação corneana por imagem, como a topografia (ou videoceratoscopia) e o Pentacam.

O tratamento consiste no combate às alergias e na correção visual, seguindo do formato mais simples (óculos) até o mais complexo (transplante de córnea), podendo ainda ser utilizada a adaptação de lentes de contato especiais (rígidas) ou o implante de anel no estroma corneano.

Temos atualmente a opção do Crosslinking, que é um procedimento indicado em alguns casos para impedir a progressão da doença, apesar de não ser curativo.

Em caso de dúvidas ou outras informações, por favor entre em contato com nossos canais oficiais (telefone, e-mail, Facebook ou WhatsApp) para avaliar o agendamento de sua consulta oftalmológica.

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*

Menu