Dr Cleiton Naves Cirurgia minimamente invasiva da coluna no Rio de Janeiro

Dr Cleiton Naves

CRM : 52.92995-6

SBOT : 14.104

Cirurgião de Coluna

Currículo :

– Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO)

– Residência médica em Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia da coluna vertebral no Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (INTO)

– Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

– Mestrando em patologia do tecido músculo esquelético (INTO/UFRJ)

– Membro da NASS (American Spine Society)

– Membro Titular Efetivo da Sociedade Brasileira de Coluna – SBC

Médico

Endereço 1 : Rua General Goes Monteiro, 76 – Clínica Orto Rio

Bairro : Botafogo – Rio de Janeiro – RJ

Telefones : (21) 2275-1486 / (21) 99431-6389

Site : http://cleitonnaves.com.br/

 

 

Endereço 2 : Avenida Presidente Vargas, 168 – Clínica Cor Caxias

Bairro : Duque de Caxias – Rio de Janeiro – RJ

Telefone : (21) 2671-5726 / (21) 99431-6389

Site : http://cleitonnaves.com.br/

 

Endereço 3 : Rua Antônio Basílio, 613 – Hospital Tijutrauma

Bairro : Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

Marcação de consultas

Telefones : (21) 2112-2220 / (21) 97100-6667

Site : http://cleitonnaves.com.br/

Endereço 4 : Rua Prefeito João Luiz Nascimento, 22 – Clínica de Fraturas
Bairro : Centro – Nova Iguaçu (Ao lado da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Iguaçu) – RJ
Telefones : (21) 2667-3183 / (21) 2667-2690 / (21) 2669-2538 / (21) 96801-7477 (WhatsApp)
Site : http://cleitonnaves.com.br/

Dr Cleiton Naves Cirurgia minimamente invasiva da coluna no Rio de Janeiro

Alguma vez, você já precisou se consultar com um médico ortopedista?

Essa é uma das especialidades possíveis para quem se forma em medicina e caracteriza-se por tratar todas as partes do corpo. Isso acontece porque o médico ortopedista é o responsável por cuidar de lesões e problemas que acometem nosso sistema locomotor.

O que trata a Ortopedia?

A ortopedia é uma especialidade médica cujo profissional que nela atua é responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar lesões que acometem o sistema locomotor do ser humano. Ou seja, são as doenças e os traumas que afetam músculos, articulações, ossos e ligamentos. Sendo assim, é uma especialidade que engloba todo o corpo, já que esses tecidos e estruturas o compõem por completo. Para atuar no ramo da ortopedia, a pessoa precisa se formar em medicina e, em seguida, fazer uma especialização na área. O curso dura de 2 a 3 anos — tempo que varia segundo a instituição de ensino escolhida pelo profissional.

Dr Cleiton Naves Cirurgia minimamente invasiva da coluna no Rio de JaneiroO que faz o Ortopedista?

Assim como os demais médicos, o ortopedista realiza diversas funções, visando diagnosticar, tratar e acompanhar os pacientes que apresentam problemas nas estruturas citadas. Ele tem preparo e conhecimento para realizar desde procedimentos mais simples até cirurgias — nesse caso, desde que tenha a formação como cirurgião ortopedista.

Quando procurar um Ortopedista?

Note que é muito comum nos acostumarmos com as dores que se manifestam em nosso corpo. As dores nas costas são um bom exemplo disso, e nem sempre damos atenção para esse sintoma, já que ele se torna tão rotineiro. Porém, é importante saber que sentir dor não é normal, afinal, ela é uma resposta do nosso organismo para alguma agressão que ele sofreu. Quando fazemos um esforço excessivo, por exemplo, acabamos sentindo dores porque exigimos demais do nosso corpo. Da mesma maneira que procuramos um médico quando não estamos nos sentindo muito bem — seja por causa de febre, de desconfortos gástricos, de tonturas ou, até mesmo, de manchas e feridas na pele —, também devemos buscar um ortopedista quando as dores são nos ossos, nos músculos ou nas articulações. Essas sensações incômodas e dolorosas podem ser sinais de que uma doença ortopédica está se manifestando ou já se instalou. Por isso, você deve procurar um médico ortopedista caso esteja sentindo: -dores constantes nas costas; -cansaço excessivo; -formigamentos; -rigidez matinal; -calor nas articulações. Também é relevante estar atento aos inchaços que possam surgir nas articulações, bem como observar sua própria estrutura corporal, a fim de identificar desigualdades e alterações na cintura, nos membros ou em outras partes do corpo.

Cirurgia Minimamente Invasiva

Até tempos atrás, a única opção era a cirurgia convencional, com corte que chega a 20 centímetros, dependendo do problema, e com pós-operatório delicado. Atualmente, no entanto, já é possível tratar artrodese lombar e hérnia de disco por meio da cirurgia minimamente invasiva, aquela realizada com pequenos cortes ou incisões, através de instrumentos cirúrgicos longos que são introduzidos até o local e acompanhados por câmeras e monitores de vídeo. A cirurgia é parecida com aquelas de videolaparoscopia, como as cirurgias de vesícula e extração de pedras do rim. A diferença é que os ‘tubos’ inseridos no paciente são um pouco maiores, porque a instrumentação cirúrgica necessária para o procedimento é também maior, precisando se encaixar dentro dos aparatos. Alguns riscos e desconfortos da cirurgia convencional podem ser minimizados com esse novo tipo de intervenção, já que a operação não é feita com o paciente de bruços – abrindo os músculos das costas – mas sim com ele deitado de lado ou de costas. Cirurgia minimamente invasiva proporciona um pós-operatório melhor, além de diminuir o risco de sangramentos durante o procedimento.