CardioAdvance Tilt Test em Brasília

CardioAdvance Tilt Test em Brasília

CardioAdvance Tilt Test em Brasília

Médico

CardioAdvance

Responsável Técnico
Dr Francisco de Assis Cruz
CRM :4437 DF
Cardiologia RQE : 1002
Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista RQE : 7312

dico

Endereço : SGAS 915 – Conjunto N – Lotes 69a e 70a – Edifício Advance – Torre A – 1 andar – Salas 129 e 130
Localidade : Asa Sul – Brasília – DF
Telefone : (61) 3345-7846

Médico
Horário de funcionamento :
Segunda à Sexta, das 8:00hs às 18:00hs
Sábado, das 8:00hs às 12:00hs
Site: http://www.cardioadvance.com.br

0

Tilt test
Tilt test, também chamado teste de inclinação (TI), é um exame complementar diagnóstico que visa investigar e determinar a causa de desmaios, tonturas e palpitações associadas à posição ortostática, quando esses sintomas não são explicados por doença cardíaca. Esse exame possibilita o estudo de diferentes disautonomias associadas ao controle pressórico, podendo orientar um tratamento adequado. Dentre as disautonomias, a mais frequente é a Síndrome Vasovagal.

O teste é feito em ambiente tranquilo, na presença de um médico cardiologista e de um técnico de enfermagem, sob monitorização da pressão arterial e do eletrocardiograma. Inicialmente, o paciente é deitado em uma maca que possui anteparo para os pés, conhecida como mesa de inclinação. Faixas de velcro manterão o paciente seguro durante toda a realização do exame. Após cerca de 5 minutos em repouso, a maca é inclinada progressivamente até 70 graus e o paciente permanece em pé por até 40 minutos.

Na maioria dos casos, é necessária a administração de uma medicação para sensibilização do teste, que é o dinitrato de isossorbida sublingual. Em casos específicos, realiza-se a massagem dos seios carotídeos para a avaliação de hipersensibilidade. Essa massagem consiste em uma leve compressão na região do pescoço, com duração de segundos. Ao final, o paciente é novamente colocado em posição deitada e liberado acompanhado de um adulto. Pode ocorrer enjoo, sonolência e tonturas após o exame, motivo por que é proibido que o paciente dirija logo após a sua realização.

Teste de inclinação em crianças : O preparo pré-exame é idêntico ao preparo para adultos. Em crianças com mais de 9 anos e/ou 30 quilos, a metodologia também é igual. Para crianças menores, não se utiliza medicação para sensibilizar o teste e a duração é mais curta. Não são autorizados pais ou outros acompanhantes na sala de exame.

Contraindicações à realização : O teste de inclinação está contraindicado em pacientes com doença coronária grave, obstrução ao fluxo sanguíneo dentro do coração (como estenose grave de valva aórtica) e obstrução grave de artérias carótidas ou cerebrais. Pacientes com AVC nos últimos 3 meses e gestantes também não podem realizar o exame.

 

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*

Menu