CardioAdvance Ecocardiograma sob estresse farmacológico em Brasília

CardioAdvance Ecocardiograma sob estresse farmacológico em Brasília

CardioAdvance Ecocardiograma sob estresse farmacológico em Brasília

Médico

CardioAdvance

Responsável Técnico
Dr Francisco de Assis Cruz
CRM :4437 DF
Cardiologia RQE : 1002
Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista RQE : 7312

dico

Endereço : SGAS 915 – Conjunto N – Lotes 69a e 70a – Edifício Advance – Torre A – 1 andar – Salas 129 e 130
Localidade : Asa Sul – Brasília – DF
Telefone : (61) 3345-7846

Médico
Horário de funcionamento :
Segunda à Sexta, das 8:00hs às 18:00hs
Sábado, das 8:00hs às 12:00hs
Site: http://www.cardioadvance.com.br

1

Ecocardiografia sob Estresse Farmacológico
Ecocardiografia com estresse farmacológico é um exame diagnóstico caracterizado pela associação do uso de medicações intravenosas (dobutamina ou dipiridamol) à ultrassonografia do coração. Essas medicações são capazes de provocar no coração estímulo semelhante ao exercício físico, avaliando sua contração em repouso e esforço.

É indicado na detecção de cardiopatias isquêmicas, avaliação de viabilidade miocárdica e estratificação de risco em pacientes revascularizados ou candidatos à cirurgia de revascularização ou angioplastia percutânea, sobretudo em pacientes que possuem limitação ao esforço físico.

Contraindicações: arritmias instáveis, infarto agudo de miocárdio, angina instável recente, instabilidade hemodinâmica, estenoses valvares graves ou história prévia de reações adversas às medicações empregadas no exame. O uso de dipiridamol é contraindicado em pacientes com história prévia de chiados no peito, asma brônquica ou doença pulmonar crônica. Dobutamina, por sua vez, é contraindicada na hipertensão arterial sistêmica descontrolada.

O exame se inicia com ecocardiografia em repouso convencional. Durante o exame, medicações intravenosas são infundidas em etapas, avaliando-se a resposta cardíaca a doses crescentes. Sintomas como palpitações, náuseas, sensação de calor ou formigamento na face e dor no peito podem ocorrer. No entanto, a manifestação desses sintomas é rara e será prontamente detectada, uma vez que o paciente é continuamente monitorado em cada fase do exame, sempre acompanhado de médico e técnico capacitado. Após o exame, o paciente deverá permanecer em repouso por cerca de 30 a 60 minutos, retomando suas atividades conforme orientação do médico assistente.

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*

Menu